Nesta segunda, dia 3, veja como a seca que atingiu o Brasil também castigou as plantações uruguaias. Como agravante, a estiagem foi seguida por um volume excessivo de chuvas na região de Mercedes, onde se concentra a maior parte das lavouras de soja do país. Os extremos climáticos geraram perdas de quase 30% na produção, mas ainda assim o Uruguai revela crescimento no mercado.
Na quarta, dia 5, viaje conosco para a Argentina. Nos campos de lá, nossa equipe descobriu o lado amargo da produção de soja, refém da política agrícola de Cristina Kirchner. Enquanto a produção desta safra promete um novo recorde, os responsáveis por garantir este índice pagam 35% de IVA, o Imposto de Valor Agregado.
Encerrando a série na sexta, dia 7, você vai ver que a logística é a grande diferença entre a produção de soja brasileira e argentina. No país vizinho, a proximidade entre o porto e as lavouras é um facilitador de escoamento: 70% dos grãos exportados são embarcados no Porto de Alvear.
O programa Rural Notícias vai ao ar às 19h, no Canal Rural.
Balanço na Expodireto encerra última edição
Para não fugir à regra, cada final de etapa do Projeto Soja Brasil termina com um encontro entre produtores e autoridades do agronegócio. Durante a Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, mais uma vez o Canal Rural e a Aprosoja Brasil realizam o Fórum Soja Brasil, que desta vez encerra a última edição do projeto.
O evento “Balanço da Expedição 2013/2014: Desafios além da porteira” acontece no dia 13 de março, a partir das 14h30min, e colocará em debate o mercado da soja, clima, logística e defesa sanitária.