Os repórteres Luiz Patroni e Pedro Silvestre, acompanhados do diretor executivo da Aprosoja, Fabrício Rosa, e do presidente da associação, Glauber Silveira, percorrerão as lavouras na Argentina. De acordo com Rosa, a passagem pelo país vizinho será positiva para acompanhar os impactos das lavouras argentinas sobre o mercado de soja mundial.
– Elas influenciam a receita dos nossos produtores e, além disso, será possível comparar e aprender sobre as formas de trabalho para avaliarmos nosso potencial competitivo.
Após passar pela Argentina, a equipe retoma a rota no Rio Grande do Sul, visitando as cidades de Getúlio Vargas, Tapejara, Santa Bárbara do Sul, Soledade, Espumoso e Tapera, acompanhando a produção de sementes, excesso de chuva ou estiagem, entre outros aspectos.
Já a equipe do repórter Olmir Cividini e do cinegrafista Demétrio dos Santos, acompanhados do consultor do Projeto Soja Brasil, Áureo Lantmann, vai passar pelos municípios catarinense de São Domingos e Campos Novos; e no Rio Grande do Sul, por Tapes, Cachoeira do Sul, Manoel Viana, Santiago, São Luis Gonzaga, Santo Ângelo, Ijuí, Tupanciretã e Cruz Alta.
O presidente da Aprosoja no Rio Grande do Sul, Ireneu Orth, destaca que a possibilidade de o Brasil acompanhar esse projeto retrata o momento ideal da produção de soja no país, valorizando os agricultores do Estado.
– Conseguimos a ampliação de área plantada e temos adequação de tecnologia, com produção extrema. Algumas cidades poderão mostrar como têm se desenvolvido e fomentado o grão em todo o Rio Grande do Sul, melhorando a qualidade de vida nas comunidades.
A quinta etapa se encerra com as duas equipes na cidade de Não-Me-Toque (RS), onde acontece no dia 7 de março a última edição do Fórum Soja Brasil, que será transmitido ao vivo do parque da Expodireto Cotrijal 2013.
Em quatro meses, a Expedição Soja Brasil já percorreu mais de 20 mil quilômetros em duas caminhonetes pelos Estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesta última etapa, assim como nas anteriores, o telespectador pode acompanhar todas as informações sobre o estágio da lavoura nas cidades visitadas. Diariamente, os repórteres trazem novidades nos programas Mercado & Cia (edição das 12h20min) e Rural Notícias (19h). Além disso, é possível acompanhar a expedição pelo site do Projeto ou pelo Facebook e pelo Twitter.
O projeto tem o patrocínio das empresas Basf, Mitsubishi Motors e Monsanto e é uma realização do Canal Rural e da Aprosoja Brasil. A coordenação técnica é da Embrapa.