Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Versatilidade atrai apaixonados pelo Quarto de Milha

Campeonato Nacional da ABQM atraiu 1,2 mil competidores neste ano

O Campeonato Nacional da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) deste ano atraiu 1,2 mil competidores. Eles vão disputar mais de R$ 1 milhão em prêmios!
 
Mas o que faz o cavalo quarto de milha tão popular? 

A resposta é versatilidade. Ele é rápido, forte e dócil. O animal é tão bom para lida no campo quanto para provas de corrida, por isso tem uma legião de fãs.

– O quarto de milha, quem começa não para mais. É um cavalo que aproxima a família. Pai, mãe e filho vão pra fazenda no fim de semana para treinar. O filho deixa de ir na balada à noite. Então, acaba unindo a família, né! – conta o treinador Abelino Filho.

O Campeonato Nacional explora as principais características da raça e também a habilidade dos cavaleiros. Na prova de laço, o cavalo precisa ter arrancada e força. Na apartação, o que conta é a agilidade e a inteligência do animal para separar o bezerro do rebanho. O cavaleiro solta as rédeas e o cavalo faz tudo sozinho.

– É uma prova muito técnica. Pra ele ficar bom, é necessário de um ano meio a dois anos de treinamento – afirma o competidor Júnior Araújo.

Já na competição das seis balizas, o cavaleiro tem que passar o mais rápido possível entre os obstáculos duas vezes, sem derrubar. O carioca Cícero Ruchid foi o campeão de uma das categorias para amadores, com o tempo de 19.710 segundos.

– Primeira vez que eu consigo ganhar um campeonato nacional. E o mais emocionante é que eu fui o último, então foi o último tempo e graças a deus deu certo – comemora Ruchid.

Fora das pistas, a exuberância do cavalo quarto de milha é vista nas baias dos animais para leilão e nos estandes dos garanhões. Animais com nomes pomposos e genética vendida à peso de ouro.

Vários cavalos famosos estão presentes no evento. O maior destaque seja o Accoolest. Ele é sete vezes campeão mundial de conformação e é considerado por muitos o quarto de milha perfeito.

– Ele foi sete vezes campeão mundial e isso o torna o maior ganhador de campeonatos da raça quarta de milha no mundo. Ele veio para o Brasil agora, está no Brasil há seis meses e isso vai acrescentar muito ao quarto de milha no Brasil. Nós trouxemos não só um grande indivíduo, porque, felizmente, após a vinda dele, ele começou a se tornar um grande reprodutor. Então, ele é o maior ganhador da raça quarto de milha e produziu mais três campeões mundiais – conta o empresário Luciano Beretta.

Sair da versão mobile