A ação mostra ao público todas as etapas da produção leiteira, desde a sua origem, na alimentação e cuidados com o animal, até chegar ao consumidor final. Para isso, um vídeo de aproximadamente cinco minutos, mostra as etapas pelas quais o leite passa, valorizando a técnica e as boas práticas utilizadas pelos produtores rurais.
Graças à tecnologia no campo, uma série de testes é feita antes mesmo da ordenha. No total, são mais de vinte análises realizadas até que o leite chegue ao consumidor. E se a qualidade é primordial na produção do leite, ela deve ser mantida na indústria e na casa do consumidor. É isso que a oficina mostra ao produzir uma receita derivada do leite que, posteriormente, é oferecida para degustação aos visitantes. Dentre as receitas estão iogurtes caseiros, ambrosia, queijo minas frescal, achocolatado, pães e pasteis.
A oficina, que dura cerca de trinta minutos, ocorrerá durante todos os dias do evento, sempre às 10h, 13h e 16h. O estante, que conta com uma cozinha completa, é localizado no Pavilhão Internacional. A oficina também ressalta a importância nutricional e econômica do leite, uma vez que 449 municípios gaúchos, do total de 497, são produtores. Nos últimos dez anos, a produção leiteira no Estado teve um crescimento superior a 82% e produz anualmente 4 bilhões de litros. Este volume representa 12% da produção nacional, ficando atrás apenas de Minas Gerais.