Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Internacional

Argentina vai acelerar alta de juros após estabelecer ‘dólar de soja'

País é o maior exportador mundial de óleo de soja processado e farelo de soja e o terceiro exportador da commodity em estado bruto

O Banco Central da Argentina deve aumentar a taxa básica de juros do país ainda nesta semana, disse uma fonte, depois de o Ministério da Economia estabelecer uma taxa de câmbio preferencial para produtores de soja apelidada de “dólar da soja”, em uma tentativa de promover as exportações.

O governo anunciou no domingo (4) o incentivo cambial para acelerar as estagnadas vendas do grão, permitindo que os produtores de soja convertam seus lucros para a moeda local a 200 pesos por dólar, muito acima da taxa oficial, de 140 pesos. A Argentina é o maior exportador mundial de óleo de soja processado e farelo de soja e o terceiro exportador da commodity em estado bruto.

Uma fonte com conhecimento direto da decisão afirmou que a instituição elevaria a taxa básica nesta semana, já em alta acentuada nos últimos meses, para apertar a liquidez dada a entrada esperada de recursos da nova medida cambial.

Argentina e o “dólar da soja”

Colheita de soja. Foto: Wenderson Araujo/Trilux - grãos
Colheita de soja | Foto: Wenderson Araujo/Trilux

“O ‘dólar de soja’ é uma medida excepcional acertada com exportadores, o banco central e o Ministério da Economia, mas a necessidade de ter pesos para comprar esses dólares faz com que seja necessário absorver mais liquidez urgentemente”, disse à Reuters um assessor do Banco Central argentino, que pediu para não ser identificado.

O banco central se recusou a comentar. A diretoria do banco normalmente se reúne às quintas-feiras para tomar decisões de política monetária, embora a expectativa fosse de que a instituição esperasse até o fim deste mês, quando os dados de inflação de agosto devem ser divulgados, antes de subir a taxa básica.

Sair da versão mobile