Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

EMBARGO REGIONALIZADO

Brasil pede ao Japão que eventuais surtos isolados de influenza aviária não venham a afetar exportações de todo o país

Missão brasileira no país asiático também tratou da ampliação de embarques de proteína bovina e suína

Três pedaços de carne de frango sobre uma bandeja branca carnes halal
Foto: Cidasc

Entre os dias 4 e 6 de novembro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma missão estratégica em Tóquio, Japão, com foco em fortalecer as relações comerciais e ampliar o acesso de produtos brasileiros ao mercado do país asiático.

A missão focou na ampliação de exportações brasileiras, como carnes bovina e suína, melão e farinhas, além do pedido para a regionalização em caso de ocorrência de influenza aviária.

Assim, a delegação brasileira propôs que o país asiático aplique medidas por município, de modo que surtos isolados da doença não afetem exportações de outras áreas do país. Esse alinhamento visa assegurar a continuidade das exportações brasileiras de carne de aves, um setor vital para o comércio bilateral.

Além disso, as autoridades brasileiras, lideradas pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Rua, reforçaram o pedido para que o Japão acelere a análise de risco e permita que outros estados brasileiros, além de Santa Catarina, acessem o mercado japonês para carne suína.

Também foi solicitado o avanço das análises para carne bovina, fundamentais para diversificar as exportações de proteína animal ao Japão.

Exportação de frutas

Foto: Pixabay

O Brasil também reforçou a importância de concluir o Plano de Trabalho para exportação de melão. Após a recente abertura do mercado japonês para o abacate brasileiro, a fruta surge como uma nova oportunidade para os produtores nacionais.

A missão brasileira no Japão ocorreu em momento simbólico, visto que as relações bilaterais entre os dois países está prestes a celebrar 130 anos.

“Guiados pelas diretrizes do ministro Carlos Fávaro, essa missão reforça o Brasil como parceiro comercial confiável e promotor de segurança alimentar na Ásia. Buscamos consolidar o agro brasileiro como referência em qualidade e sustentabilidade, estreitando laços que beneficiam produtores e consumidores de ambos os países. Temos boas expectativas que os temas de interesse tanto do Brasil como do Japão avancem rapidamente”, concluiu Rua.

Sair da versão mobile