Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

GRÃO CAMPEÃO

Brasil vence prêmio internacional de café pela segunda vez consecutiva

Propriedade de Minas Gerais se destaca pela utilização da técnica do despolpado, que maximiza a quantidade de açúcares e aromas na bebida

prêmio internacional café - Fazenda Serra do Boné, de Matheus Lopes Sanglard
À esqueda, Matheus Lopes Sanglard. Foto: Divulgação

A Fazenda Serra do Boné, em Araponga, na Zona da Mata de Minas Gerais, venceu o Best of the Best, a honraria máxima do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy.

A propriedade, de Matheus Lopes Sanglard, se destacou com um grão de café produzido com a chamada técnica do despolpado, que maximiza a quantidade de açúcares e aromas na bebida.

Essa é o segundo ano consecutivo que o Brasil vence o concurso, batizado em memória ao filho do fundador da illycaffè.

Países concorrentes

O prêmio foi atribuído por um júri internacional independente de nove especialistas que escolheram o melhor entre os vencedores das nove origens únicas que compõem o blend exclusivo da illy: Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.

O SMS Cluster Ecom, da Nicarágua, por outro lado, ganhou o prêmio Coffee Lovers’ Choice, votado pelos consumidores que, nas semanas que antecederam o evento, provaram às cegas as mesmas amostras de cafés illy em todo o mundo.

“Pelo segundo ano consecutivo, uma fazenda brasileira que adota práticas regenerativas nos deu o melhor café no mundo. Na Fazenda Serra do Boné, a saúde do solo, a biodiversidade e as fontes de água são preservadas graças ao uso de fertilizantes orgânicos, ao controle biológico e à reutilização de subprodutos do processamento”, desta o presidente da illycaffè, Andrea Illy.

De acordo com ele, a vitória brasileira é mais um sinal que confirma como a agricultura regenerativa é o caminho certo para uma produção mais resiliente, capaz de garantir produtividade e qualidade superior.

Descrição do juri sobre o café

O júri descreveu o café premiado da Fazenda Serra do Boné como cremoso, doce e encorpado, com um equilíbrio elegante de aromas de frutas frescas, tons de caramelo, notas sutis de açúcar mascavo e um final persistente de chocolate com notas florais de jasmim. “Um café maravilhosamente complexo que personifica perfeitamente sua origem brasileira”.

O corpo de jurados foi composto de chefs de cozinha, provadores profissionais e jornalistas especializados.

Além do reconhecimento, o Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy promove discussões globais sobre a sustentabilidade do café.

Sair da versão mobile