França recolhe 3 milhões de ovos por suspeita de salmonela

Até o momento, oito pessoas adoeceram com uma possível ligação à contaminação, mas nenhuma foi hospitalizada

ovos
Foto: Freepik

As autoridades francesas ordenaram o recolhimento de, aproximadamente, três milhões de ovos devido a uma possível contaminação por salmonela.

Lotes menores também foram recolhidos e as agências de saúde do país informaram que, até o momento, oito pessoas adoeceram com uma possível ligação à contaminação, mas nenhuma foi hospitalizada.

A distribuidora de ovos Ovalis anunciou a devolução de diversos lotes vendidos sob diferentes marcas nas principais redes de supermercados da França, como Carrefour, Auchan e Leclerc, além dos distribuídos pela rede de bancos de alimentos Restos du Coeur em várias regiões do país.

De acordo com a Ovalis, o recall preventivo é necessário devido à suspeita de contaminação por Salmonella Typhimurium. Os ovos afetados foram vendidos em embalagens de 12, 10 ou 6 unidades entre 29 de setembro e 10 de outubro, com validade até 31 de outubro.

Ovos misturados

ovos, senar, produção, ovos galinha
Foto: Senar

A empresa ressaltou que, embora apenas um pequeno número de ovos possa ter sido contaminado, eles foram misturados durante o processo de embalagem com muitos outros, o que justifica a escala da reconvocação.

Entre as marcas afetadas estão Poitou Oeufs, Tout Frais tout Français e Douce France. Lotes menores incluem ovos das marcas Carrefour Original, Leclerc Eco+ e ovos vendidos nos supermercados Lidl França.

As autoridades recomendam não consumir ou usar esses ovos, orientando que sejam destruídos ou devolvidos ao supermercado para o devido reembolso.

Para quem ingeriu os ovos e apresenta sintomas, deve procurar atendimento médico imediato. A empresa disponibilizou uma linha de ajuda para pessoas com dúvidas ou preocupações.

As autoridades de segurança do produto estão investigando a cadeia de fornecimento dos ovos, incluindo a ração das aves. Até o momento, nenhuma conclusão foi divulgada.