A gripe aviária tem causado problemas a população dos Estados Unidos. Desde o início do surto, há quase três anos, o vírus H5N1 exterminou cerca de 120 milhões de galinhas, perus e outras aves em 49 estados americanos, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês), resultando na diminuição da oferta de ovos e no aumento dos preços do produto.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
De acordo com a USDA, a gripe aviária altamente patogênica (HPAI) continua interrompendo as tentativas da indústria de retornar a um equilíbrio de oferta”, informa um relatório de janeiro.
Escalada de preços
Desde 2023, o preço médio de uma dúzia de ovos brancos grandes nos EUA tem subido. Em 2024, a dúzia custava R$ 24 e no ano anterior cerca de R$ 15.
A doença também está se disseminando pelo rebanho leiteiro do país. Apenas na Califórnia, 500 rebanhos foram infectados, e outros 700 foram contaminados em outros estados, segundo o USDA.
O vírus também infectou 61 pessoas nos EUA, segundo dados federais revelados pela Reuters. Em janeiro, uma vítima de 65 anos morreu devido a doença.