A edição 2022 da Gulfood, maior feira do setor de alimentos e bebidas do Oriente Médio, teve início neste domingo (13), em Dubai, Emirados Árabes Unidos.
O Brasil, que participa tradicionalmente do evento desde 2009, marca presença para reafirmar seu papel de parceiro do Oriente Médio e regiões vizinhas. Ao longo de toda a semana, até quinta-feira (17), 114 empresas brasileiras apresentam o que o País tem de melhor na exportação de bebidas e alimentos.
Destas, 67 empresas foram levadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e estão nos quatro pavilhões brasileiros presentes em diferentes pontos da feira: os pavilhões Nacional, Bebidas, Grãos, Carnes e Frangos. Outras 30 empresas foram levadas pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com quem a Agência desenvolve a promoção internacional do setor; e outras 17 pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), com quem a Agência também tem parceria.
A abertura do pavilhão nacional contou com a presença do diretor de negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza; do presidente da ABPA, Ricardo Santin; do vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gedeão Silveira; do presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, o deputado Sérgio Souza, e do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Fernando Igreja.
“Com o apoio da ApexBrasil, estamos levando a marca do Brasil ao mundo e US$ 20 bilhões de receitas ao Brasil”, ressaltou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
“O país está sabendo vender o que tem de melhor. Parabéns para todos os produtores. O papel do parlamento brasileiro é dar segurança jurídica, ambiental. Nós temos o melhor produto do mundo e estamos avançando em termos de regulação ambiental”, complementou Sérgio Souza.
O presidente da CNA aproveitou para anunciar a abertura do escritório da Confederação em Dubai e já possui representações em Xangai e Singapura, todos em parceria com a ApexBrasil. “O Brasil é uma potência inegável para o mundo na agricultura e será o maior na agricultura no mundo. A abertura do escritório em Dubai neste domingo é altamente estratégica. Agora precisamos trabalhar outros produtos na pauta de exportações brasileira”, disse Silveira.
Fiuza, diretor de Negócios da ApexBrasil, destacou a importância da plataforma Brasil Business Match, criada pela Agência para facilitar o fechamento de negócios em Dubai, “que é uma porta de entrada para o mundo. Tenho certeza que teremos resultados muito positivos”.
Hospedada no site BBM, a plataforma serve para simplificar a procura e o acesso ao mercado brasileiro e abre a possibilidade de encontros entre compradores internacionais e empresas brasileiras, já que o match pode evoluir para uma reunião de negócios dentro da ferramenta. O ambiente virtual tem outra vantagem aos expositores brasileiros: um cartão de visitas físico com QR code que pode ser distribuído pelo representante da empresa para compradores interessados que visitam a feira. Assim, o contato não necessariamente precisa ser realizado naquele momento. Ao acessar o QR code, o importador é direcionado à ferramenta para que os contatos sigam sendo feitos na web, assim como a posterior realização de reuniões de negócios.
Açaí
Além de atrair milhares de compradores do mundo, a Gulfood apresenta as principais tendências de mercado em alimentos e bebidas, mobilizando, em especial, formadores de opinião e mídia especializada do mercado árabe. Do total exportado pelo Brasil à região em 2019, 90% contemplam os setores de carnes, complexo sucroalcooleiro, cereais e complexo soja, o que comprova a existência de oportunidades de diversificação da pauta exportadora nacional e apoio aos outros setores como café, frutas, alimentos industrializados, doces e bebidas, que também fazem parte da estratégia da ApexBrasil para o pavilhão Nacional.
Neste ano, a promoção do açaí é o foco das atenções na estratégia brasileira. O Pavilhão Nacional foi decorado com motivos da fruta e degustação do produto, customizado especialmente por um chef brasileiro. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de açaí do mundo, porém, o produto não é diretamente vinculado ao país no imaginário do consumidor de Dubai, por isso a ApexBrasil optou por este trabalho de imagem para o produto.
A marca de Açaí Goola é uma das presentes no pavilhão Nacional do Brasil. Trata-se de um dos produtos mais populares da Nativo, que participa da feira anualmente. Na Gulfood 2021, a Goola conquistou diversos novos fornecedores, entre os quais a rede de lojas de conveniência dos postos Emarat, presente em todos os Emirados Árabes Unidos, relatou a gerente de imagem da marca, Camila Antunes. A Nativa também vende aos Emirados Árabes a farinha de mandioca Amalfi e o pão de queijo Maricota. Tudo por meio do site, com serviço de entrega. “Há dois anos em Dubai, a Nativo contou desde o começo com a ajuda da ApexBrasil”, conta Camila. Outras marcas de Açaí presentes do pavilhão e parceiras da ApexBrasil são a B.You, a Petruz e o Tropicool. No Pavilhão Nacional, há estandes ainda de produtos tão variados quanto balinhas industrializadas, leguminosas, amendoim, café, água de coco entre outras.
Além disso, o espaço terá dois cooking shows diários com o chef brasileiro Bruno Ambar. Já no Pavilhão de Bebidas haverá cardápio especial de mocktails (coquetéis sem álcool) inspirados em músicas brasileiras com uma playlist especial que combina cada “drink” com uma música nacional; café e bebidas nele baseadas, açaí e outros.
Dubai é um hub comercial para o Oriente Médio por sua localização estratégica e ambiente de negócios. Individualmente, os Emirados Árabes Unidos saltaram da 22ª posição entre os principais compradores do Brasil em 2017 para o 15º lugar em 2019, com 1,34% de participação no total (US$ 1,35 bilhão). Para aproveitar a realização da Expo 2020 Dubai, a ApexBrasil realizará também um cooking show com o chef Thiago Castanho, que apresentará cardápio com iguarias da região Amazônica. O Chef estará na Gulfood no dia 17 de fevereiro, estabelecendo uma ponte entre os dois eventos nos quais o Brasil marca presença de forma destacada.
Entre as vantagens apontadas pela ApexBrasil para fazer negócios com o parceiro do Oriente Médio está a diversificação progressiva da economia do país, que vem reduzindo sua vulnerabilidade aos movimentos dos preços do petróleo em comparação com outros Estados do Golfo, o que dá mais segurança aos exportadores brasileiros para negociar com empresas baseadas no país.