PARCERIA

Maior rede de cafeteria da China compra 240 mil toneladas de café brasileiro

Montante deve ser entregue entre 2025 e 2029; esta já é a segunda vez que a empresa adquire o produto brasileiro

Exportação brasileira de café solúvel cresce 29% em abril, diz Abics
Foto: Freepik

O mercado asiático, tradicionalmente dominado pelo chá, vem ganhando gosto pelo café brasileiro. Um acordo histórico assinado nessa terça-feira (19) entre o país e a maior rede de cafeteria chinesa, a Luckin Coffe, prevê o fornecimento de 240 mil toneladas do produto nacional entre 2025 e 2029.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex Brasil) participou do anúncio que deve aumentar as exportações brasileiras do grão.

“O que está acontecendo é uma parceria entre o maior produtor de café do mundo, em uma parceria muito estreita com a China, com um dos países onde mais cresce o consumo de café no mundo”, destaca o diretor de Agricultura e Agronegócio da entidade, Laudemir Müller.

Segundo ele, a parceria vai beneficiar os consumidores chineses, que terão acesso a um café de qualidade, o que também traz mais visibilidade ao produto brasileiro.

“É um importante mercado que o Brasil ajuda não só a ocupar, mas também a formar porque o consumidor chinês está começando a tomar café e, desde o início, estamos juntos nesse processo, posicionando o café brasileiro como o melhor do mundo”.

Esse já é o segundo tratado entre a empresa e o governo brasileiro. Em junho, um investimento de US$ 500 milhões foi feito pela compra de 120 mil toneladas de café até o fim de 2024.