O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 0,9% no segundo trimestre de 2022, isso em relação ao trimestre imediatamente anterior em termos anualizados, de
acordo com a leitura preliminar divulgada pelo Departamento do Comércio do país. O número foi revelado ao mercado na manhã desta quinta-feira (28).
O dado ficou abaixo das previsões dos analistas, que esperavam alta de 0,3%. O indicador mostra que o crescimento econômico acelerou em relação ao segundo trimestre, quando o PIB norte-americano reduziu em 1,6% em base anualizada.
A queda no PIB refletiu baixas no investimento privado, investimento fixo residencial, gastos do governo federal, gastos dos governos estaduais e municipais e investimento fixo não residencial que foram parcialmente compensados por aumentos nas exportações e despesas de consumo pessoal (PCE). As importações, que são uma subtração no cálculo do PIB, aumentaram.
Mais dados do PIB dos EUA
Os gastos pessoais com consumo tiveram alta de 1,0% no segundo trimestre em base anualizada, desacelerando após o aumento de 1,8% no primeiro trimestre. Os investimentos perderam força, passando de 5,0% para -13,5%, enquanto o total de gastos públicos reduziu 1,9%, após a baixa de 2,9% no primeiro trimestre.
O índice de preços para os gastos pessoais (PCE), usado pelo banco central norte-americano como referência para inflação, subiu 7,1% no segundo trimestre em base anualizada, após alta de mesmo valor no primeiro trimestre. O núcleo do PCE, que exclui do cálculo preços de alimentos e energia, teve alta de 4,4%, após aumento de 5,2% nos três meses anteriores.
Leia também:
+ Conversa com Putin garantiu insumos ao agro do Brasil, diz Bolsonaro
+ Grãos: Rússia diz que ataque não atrapalha acordo
+ Mercosul: Uruguai defende acordo comercial com a China