Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MERCADO

Rússia indica que não pretende renovar acordo de exportações de grãos

Acordo prevê a livre circulação de produtos como trigo e milho pelo Mar Negro, apesar da guerra em curso entre os dois países

A Rússia indicou nesta terça-feira (4), que não pretende renovar o acordo de grãos com a Ucrânia, que expira no próximo dia 17.

Firmado no passado sob intermédio da Turquia, o pacto prevê a livre circulação de produtos como trigo e milho pelo Mar Negro, apesar da guerra em curso entre os dois países.

Em comunicado, o ministério das Relações Exteriores russo afirmou que a iniciativa não cumpriu o objetivo inicial de facilitar as exportações para os países mais necessitados, especialmente em África, Ásia e América Latina.

As cinco nações mais pobres – Etiópia, Yemen, Afeganistao, Sudão e Somália – receberam apenas 2,6% dos grãos exportados, de acordo com a nota.

“Nestas condições, é óbvio que não há motivos para a continuação da ‘Iniciativa do Mar Negro’”, afirma Moscou, que acusa o Ocidente de distorcer os mercados com sanções que considera “unilaterais” e “ilegais”.

Entre as condições para a prorrogação do tratado, o Kremlin exige a reintegração do Banco Russo de Agricultura ao sistema Swift, do qual os russos foram desligados na esteira da invasão da Ucrânia.

Segundo o jornal Financial Times, a União Europeia estuda uma solução que permitira à instituição estatal abrir uma subsidiária europeia que teria acesso à rede. A Rússia, no entanto, rejeitou a oferta

Sair da versão mobile