O governo da Rússia afirmou nesta quinta-feira (3) que não se comprometeu a permanecer no acordo do Mar Negro além de sua data de expiração atual, que é 19 de novembro. O acerto em vigou liberou os embarques de grãos da Ucrânia a partir portos no Mar Negro.
+ Argentina é autorizada a exportar sêmen bovino para 5 países
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que a Rússia ainda precisa avaliar se o acordo está funcionando. Caso a avaliação seja positiva, aí, sim, segundo as autoridades russas, a decisão de se estender a participação no acordo de exportação de grãos poderá ser confirmada, informou a agência de notícias Reuters.
Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, pediu às Nações Unidas, que intermediaram o acordo, que intensifiquem seus esforços para garantir que os países ocidentais afrouxem as restrições que Moscou diz dificultar suas próprias exportações agrícolas e de fertilizantes, que também faziam parte do acordo.
___________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.