Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Internacional

Transportadores argentinos encerram greve após acordo com governo

Após reivindicação, os transportadores de grãos, cereais e oleaginosas conseguiram um aumento de 20% na tarifa de frete

Os transportadores de grãos, cereais e oleaginosas da Argentina encerraram a greve anunciada na última semana após conseguirem um aumento de 20% na tarifa de frete. A manifestação foi organizada pela Federação de Transportadores Argentinos (Fetra). Por outro lado, foi aprovada uma cláusula de gatilho que convoca uma nova reunião, prevista para a primeira quinzena de maio, para revisão do número.

caminhão em estrada fazendo transporte de grãos para silo ou armazém de cooperativa
Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA

O governo e os transportadores argentino decidiram criar um Conselho de Transportes Agrícolas para gerenciar diversos problemas, como infraestrutura portuária, insegurança e abuso de posição dominante, bem como um comitê de resolução de conflitos quando houver problemas de acordo sobre as próximas tarifas.

As transportadoras alegaram que a tarifa de frete atual não refletia os custos das operações, bem como a falta de diesel nas províncias e reformas nos portos.

No entanto, a Federação dos Recolhedores informou que manteve uma atitude “conciliatória” na reunião com o governo nacional e denunciou a Fetra por sua atitude de “intransigência”.

“Dos Recolhedores instamos o Governo Nacional a cumprir rapidamente a palavra prometida na reunião, onde garantiu o normal abastecimento de gás e óleo em todo o território nacional aos preços oficiais expressos pelas estações de serviço de bandeira”, diz a Federação dos Recolhedores.

Sair da versão mobile