EXPECTATIVA UCRANIANA

Ucrânia: colheita do país pode chegar em 79 milhões de t em 2023

A expectativa foi revelada pelo ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Mykola Solskyy

ucrânia grãos agricultores
Foto: Pixabay

Este ano, a Ucrânia pode colher até 79 milhões de toneladas de grãos e oleaginosas, o que excederá o volume do ano passado em aproximadamente 7 milhões de toneladas. A informação foi divulgada pelo ministro da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Mykola Solskyy.

“Quero lembrar que em maio, no início do plantio, pensávamos que teríamos cerca de 63 a 64 milhões de toneladas, então aumentamos a previsão para 67 a 68 milhões de toneladas, depois mais de 70 milhões de toneladas. Nas últimas duas semanas, estamos falando da colheita, que provavelmente será algo em torno de 79 milhões de toneladas, ou seja, pelo menos sete milhões de toneladas a mais do que no ano passado”, disse o ministro.

No entanto, ele observou que os agricultores na Ucrânia estão atualmente “interessados em que preço eles podem vender as safras”.

“A Ucrânia precisa ser capaz de exportar 5 milhões de toneladas por mês, e até agora ela está em um pouco mais de 3 milhões de toneladas. Obviamente, essa é uma diferença significativa. Quando há uma diferença tão significativa, a logística é sempre cara e os grãos são baratos porque a demanda por logística é muito maior do que a oferta.” 

“Tem de ser equilibrado, e é por isso que o governo tem fortes esperanças nas exportações através do rio Danúbio e do Mar Negro. E, dessa forma, o preço do produto deve subir”, explicou Solskyy.

*Sob supervisão de Henrique Almeida

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.