Até agora, 231 navios com 5,3 milhões de toneladas de produtos agrícolas a bordo deixaram a Ucrânia. Isso faz parte de um acordo intermediado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Turquia para desbloquear portos marítimos ucranianos. A informação partiu do Ministério da Infraestrutura ucraniano, país que está em guerra contra a Rússia desde fevereiro.
+ Guerra entre russos e ucranianos deve custar US$ 2,8 trilhões à economia global
O ministério disse que nove navios com 345.300 toneladas de produtos agrícolas deixaram os portos ucranianos do Mar Negro na terça-feira (27), incluindo o navio emborcado Maran Excellence, que está carregado com 115.000 toneladas de alimentos.
As exportações de grãos da Ucrânia caíram depois que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro e bloqueou seus portos no Mar Negro, elevando os preços globais dos alimentos e provocando temores de escassez na África e no Oriente Médio. A Ucrânia, um grande produtor e exportador global de grãos, embarcou até 6 milhões de toneladas de grãos por mês antes da guerra.
Portos da Ucrânia reabertos

Três portos do Mar Negro foram reabertos sob um acordo assinado em 22 de julho por Moscou e Kiev e o ministério disse que esses portos podem carregar e enviar ao exterior 100-150 navios de carga por mês. As informações são da Agência Reuters.