A ponte Francis Scott Key em Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos, desabou na madrugada desta terça-feira (26), após um navio porta-contêineres com bandeira de Singapura colidir com um dos pilares da estrutura.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O acidente ocorreu por volta de 1h30 no horário local no Rio Patapsco. À BBC News, o diretor de comunicações do Corpo de Bombeiros de Baltimore, Kevin Cartwright, afirmou que sete pessoas e vários veículos caíram no rio com a colisão.
O secretário de Transportes de Maryland, Paul Wiedefeld, confirmou que havia trabalhadores que estavam fazendo reparos na ponte no momento do acidente.
Operação de resgate na ponte
Em coletiva de imprensa, o chefe do Corpo de Bombeirosde Baltimore, James Wallace, disse que duas pessoas foram retiradas da água, uma delas em estado gravíssimo.
A empresa operadora do navio, a Synergy Marine Group, emitiu comunicado sobre o acidente. Segundo a companhia, a embarcação de nome Dali estava sob pilotagem de dois profissionais no momento da colisão.
A tripulação, composta por 22 pessoas de origem indiana, passa bem e não há relatos de feridos ou desaparecidos. A empresa também afirmou que os dois proprietários da embarcação estão cooperando com as agências governamentais federais e estaduais.
Além do Corpo de Bombeiros, diversas entidades estão engajadas na investigação e operação de resgate no local, incluindo a Guarda Costeira dos EUA e o serviço de inteligência norte-americano, o FBI.
O governador Wes Moore decretou estado de emergência em Maryland. “Estamos trabalhando com uma equipe interagências para mobilizar rapidamente recursos federais da administração Biden”, disse
O navio porta-contêineres havia partido do terminal marítimo Seagirt, em Baltimore, e iria até o porto de Colombo, no Sri Lanka. A previsão de chegada no destino era em 22 de abril, de acordo com serviço de rastreamento marítimo VesselFinder.
A embarcação possui 300 metros de comprimento e carregava 4.679 TEU (unidade de medida referente a contêineres) no momento do acidente.
Segundo o rastreador, cerca de 60 embarcações se encontram atracadas no porto, além das autoridades que estão no local do acidente realizando as operações.
As temperaturas locais, fator importante para o resgate, beiram os 9 °C, de acordo com dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). A condição pode ser crítica para as vítimas do acidente que ainda podem estar no rio.
Porto de Baltimore movimentou 11,7 milhões de toneladas em 2023
No ano fiscal de 2023, cerca de 11,7 milhões de toneladas de carga geral foram movimentadas pelos terminais públicos do Porto de Baltimore.
No ano passado, o porto manuseou um recorde de 52,3 milhões de toneladas de carga internacional, avaliada em US$ 80,8 bilhões, conforme dados divulgados pelo estado de Maryland.
*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo