A China, maior importadora mundial de carne, anunciou a proibição da importação de ovinos, caprinos, aves e animais de dedos pares provenientes de países africanos, asiáticos e europeus, devido a surtos de doenças como varíola ovina, varíola caprina e febre aftosa. Essa foi uma das reportagens mais lidas do site do Canal Rural durante a semana.
A medida inclui tanto produtos processados quanto não processados e foi implementada após a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgar dados sobre os surtos em diversos países, de acordo com informações da Reuters.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Os comunicados da Administração Geral de Alfândegas da China, datados de 21 de janeiro, detalham os países afetados:
- Gana;
- Somália;
- Catar;
- Congo;
- Nigéria;
- Tanzânia;
- Egito;
- Bulgária;
- Timor-Leste; e
- Eritreia
Além disso, a China suspendeu a importação de ovinos, caprinos e seus produtos da Palestina, Paquistão, Afeganistão, Nepal e Bangladesh, citando especificamente surtos de varíola ovina e caprina.
A restrição também foi estendida à Alemanha, com a suspensão da importação de animais de dedos pares e produtos relacionados, após a detecção de febre aftosa no país.