Você acompanha ao vivo nas telas do C2Rural e Canal Rural a transmissão ao vivo da etapa final de provas no dia 18 de maio, a partir das 9h.
Entre as fêmeas, a égua credenciada com maior pontuação é Sananduva do Salton, da Cabanha Salton, de Dom Pedrito (RS). A campeã do Freio de Ouro 2012 volta à pistas para tentar o bicampeonato nas mãos do mesmo ginete, Márcio Maciel. Ela alcançou 21,333 pontos na credenciadora de Jaguarão (RS).
Já entre os machos, o mais pontuado ao se credenciar foi Vinhotinto dos Castanheiros, da Cabanha dos Castanheiros, de Pejuçara (RS), e montado por Miguel Souza. O cavalo que já participou do disputadíssimo Bocal de Ouro 2014, onde ficou em 10º lugar com a pontuação de 19,043, tenta novamente uma vaga na grande final do Freio de Ouro, credenciado em Herval (RS), com 20,209 pontos.
Outro destaque da etapa é Capanegra Jacarta, 5º colocado no Freio de Ouro 2007 e pai do Bocal de Ouro deste ano, Festejo 1061 Maufer. O cavalo de propriedade da Cabanha Capanegra, de Dom Pedrito (RS), e treinado pelo ginete Roberto Carlos Ferraz Duarte, volta às pistas depois de um período em reprodução na Argentina e no Brasil. Jacarta se credenciou em Jaguarão (RS), com 20,136 pontos.
O trio de jurados da categoria fêmeas é formado por André Rosa, Telmo Ferreira e Vinícus Freitas. Já o julgamento dos machos vai ficar sob a responsabilidade de Álvaro Dumoncel, Eduardo Moglia Suñé e Frederico Araújo.