O calendário de exposições da raça nelore no Brasil começa na próxima semana e o segmento de leilões está com tudo pronto para dar início à temporada de remates presenciais, que no ano passado movimentou milhões de reais em negócios da raça. Segundo dados da ACNB, Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, no ano calendário 2014/2015 do Ranking Nacional, encerrado em setembro durante a Expoinel, foram realizadas 103 exposições oficiais em 87 municípios de 18 estados do país. Ao todo, foram 15.781 avaliações de animais de 308 expositores.
Serão cinco leilões transmitidos pelo Canal Rural na Expoinel Minas, começando com o leilão de prenhezes “A Essência da Vila Real” que acontece no próxima quarta, 24, às 21h no Centro de Eventos Rubico Carvalho, no Parque Fernando Costa em Uberaba (MG). No dia 25 será a vez do 2° Leilão EAO Expoinel Minas, também às 21h, direto da Fazenda Reunidas, com a oferta de animais e prenhezes consagradas; e no dia 26 a comemoração de 10 anos do “Minas de Ouro”, trazendo animais e prenhezes de alguns dos principais criatórios do país. No dia 27 acontece às 13:30h o Leilão Exclusive promovido pela Rima Agropecuária e Nelore Cristal; e no domingo, mesmo horário, o Leilão Matrizes Nelore Integral e Ourofino, evento que encerra a programação.
Saindo de um 2015 considerado positivo para a pecuária nacional, o ano começou com otimismo para a raça com o maior rebanho do país e que transformou o Brasil num grande produtor de proteína vermelha. Dados do Anuário DBO 2016 apontam que, desde o advento do registro genealógico já foram registrados 7,2 milhões de cabeças, dos quais 450.000 registros em 2015.
De acordo com André Locateli, Gerente Executivo da ACNB, a expectativa para os negócios da raça em 2016 permanece positiva: “Os negócios envolvendo o Nelore, raça de maior expressão no rebanho brasileiro, tendem a manter-se aquecidos. Produzir de forma eficiente e sustentável é uma necessidade, e a genética Nelore selecionada é o ponto de partida para isso”. A cobertura completa da Expoinel MG 2016 você acompanha no Leiloblog – e a cobertura lance a lance no no instagram (@leiloblog).