Pioneira na introdução do cavalo crioulo chileno no Rio Grande do sul, a família Bastos concentra uma das maiores manadas individuais do país. São mais de 500 éguas em cria. Isso permite disponibilizar ao mercado a maior oferta de crioulos do ano. Na tarde de quinta-feira, dia 21 de janeiro, irão à venda 113 animais, no leilão Remate Família Bastos.
A comercialização, que acontece na sede da Cabanha Santo Ângelo, em Barra do Quaraí, na fronteira oeste gaúcha, poderá ser acompanhada pela transmissão ao vivo do Canal Rural e do site Lance Rural, a partir das 14h.
Serão ofertados descendentes dos reprodutores que construíram a base genética da criação Martins Bastos. Serão colocados à venda também cavalos consagrados na atualidade.
É o caso de Los Hermanos Cimarron, Freio de Bronze 2012, com três produtos à venda: um macho e duas fêmeas. Destaque também para quatro irmãos paternos (um macho e três fêmeas) de Honrado da Tradição (foto), Reservado Grande Campeão da Expointer 2014, portanto filhos do argentino Charque Justo José.
Os negócios estarão a cargo da Parceria Leilões, com Fábio Crespo na condução do martelo. Segundo o leiloeiro, a oferta será diversificada.
“Tem éguas, potrancas, animais domados, tanto para criadores como para usuários. São cavalos que sintetizam o que há de melhor, com a origem do criador-símbolo da raça”, diz Crespo.