Logística

Abiove reclama de reajuste na tabela do frete: ‘Prejudica o setor’

A associação reforçou o posicionamento contrário ao tabelamento e disse que a tabela é "uma medida que impede a livre negociação de um segmento importantíssimo da economia"

estrada
Foto: Pixabay

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) disse que a tabela do frete divulgada na quinta-feira, 16, com reajustes de até 15%, “não tem embasamento na alta dos custos de insumos”.

Em nota, a entidade reforça que “o aumento da inflação no último ano foi de 4,31%”. Para a Abiove, as “inúmeras novas exigências” da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na resolução que instituiu o Código Identificador da Operação Transporte (Ciot) para todos é uma medida “que prejudica ainda mais o setor produtivo, aumentando custos e gerando burocracia, sem permitir que as partes tenham prazo adequado para se adaptar à nova resolução”. 

A associação reforçou o posicionamento contrário ao tabelamento e disse que a tabela é “uma medida que impede a livre negociação de um segmento importantíssimo da economia nacional e que está em total desarmonia com o posicionamento liberal do atual governo”.