ESTÚDIO RURAL

Aprosmat: Se errar na semente não há insumo que dê conta de recuperar o potencial produtivo

Entidade realiza nos dias 15 e 16 de junho a Feira Brasileira de Sementes em Rondonópolis com palestras e painéis, além de exposição de equipamentos e serviços

Maior produtor de grãos do Brasil, Mato Grosso também é um grande produtor de sementes. Somente em soja são cerca de nove milhões de sacas produzidas por ano. Segundo especialistas, cerca de 90% do potencial produtivo de uma lavoura encontra-se nas sementes.

A produção de sementes no estado e o trabalho desenvolvimento pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) são o tema deste sábado (3) do programa Estúdio Rural.

“Se você errar na semente não tem insumo que dê conta de recuperar o potencial produtivo da lavoura. Se você pensar que o custo da semente no custo de produção, mesmo ela trazendo toda a tecnologia embarcada, ela perfaz um percentual de 2%, 3%. Então, ele [produtor] não pode errar na escola da semente, do produtor que vai fornecer esse insumo”, pontua a vice-presidente institucional da Aprosmat, Patrícia Brunetta.

De acordo com a representante da entidade, em Mato Grosso hoje são aproximadamente 250 mil hectares destinados para a produção de sementes de soja. Em torno de nove milhões de sacas por ano, que permitem um cultivo próximo de seis milhões de hectares.

“Obviamente que essa semente a maior parte fica no nosso estado, mas ela também é comercializada fora. Nós temos clientes em Rondônia, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e outros estados”.

patrícia brunetta vice-presidente institucional aprosmat estúdio rural
Foto: Israel Baumann/Canal Rural Mato Grosso

Aprosmat realiza em Rondonópolis a 2ª Febrasem

Nos dias 15 e 16 de junho, em Rondonópolis, município na região sudeste de Mato Grosso, a Aprosmat realizará a segunda edição da Feira Brasileira de Sementes (Febrasem).

O evento vai reunir toda a cadeia produtiva do setor sementeiro do país e contará com palestras e painéis, além de exposição de equipamentos e serviços.

“É intuito da Aprosmat levar conhecimento técnico, de legislação e tudo o que há de novidade, com o propósito de agregar no segmento de produção de sementes. Foi assim que surgiu a Febrasem”, comenta.

A expectativa para a segunda edição é de um público de 500 pessoas por dia. A feira contará com cerca de 35 expositores ligados diretamente com o setor sementeiro ou com o setor produtivos.

Entre os palestrantes estão o professor Alexandre Nepomuceno, especialista da Embrapa Soja.

 

+Confira todos os programas do Estúdio Rural

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.