Mato Grosso apresentou em outubro queda de 15,94% na intenção de confinamento de bovinos em 2022 no comparativo com o mês em 2021. A precificação da arroba do boi gordo, que começou a apresentar recuo a partir de fevereiro deste ano, é uma das preocupações dos pecuaristas.
Terceiro levantamento das intenções de confinamento em 2022, do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), revela que o número de animais terminados no cocho este ano deve ser de 704.263 cabeças de bovinos. O volume é inferior aos 837.770 animais confinados em 2021.
+Abate de bovinos em Mato Grosso recua 11,63% em outubro
Cerca de 46% dos pecuaristas entrevistados para o levantamento pontuaram estar receosos nesta temporada quanto a precificação da arroba do boi gordo, uma vez que a queda nos indicadores foi mais agressiva do que o previsto pelo mercado para o respectivo ano.
“Fatores voltados para a elevada oferta, aliado a demanda interna estagnada, provocaram essa movimentação, uma vez que as fêmeas começaram a ser mais ofertadas e há um maior volume de animais jovens no mercado, enquanto a demanda continuou desaquecida no mercado interno no decorrer do ano”.
Confinamento sobe em relação a julho
Apesar do resultado ante 2021, de acordo com o instituto, ao se comparar com as intenções dos pecuaristas em julho deste ano há um incremento de 8,81%. Em julho as projeções eram de 647.267 a serem terminados no cocho.
“A desvalorização dos preços de alguns insumos e a queda observada nos preços dos animais de reposição, trouxeram boas perspectivas no setor, o que refletiu no acréscimo do rebanho no comparativo com os dois levantamentos”, diz o Imea.
+MT: custo elevado e margem apertada leva pecuarista a repensar sistemas de produção
Ainda conforme o levantamento de intenções de confinamento, de modo geral, espera-se que um maior volume de animais seja entregue em dezembro de 2022.
“O mercado futuro já aponta para valorização nos preços neste período, cenário baseado
nas expectativas de maior demanda interna diante das festividades de final de ano e menor oferta de animais de sistemas extensivos”.
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real