Mato Grosso

Comercialização da 2ª safra de milho em MT segue em ritmo abaixo da média histórica

Números divulgados pelo Imea revelam que o avanço das negociações de milho no mês de março seguiu tímido

A colheita de milho segunda safra em Mato Grosso está prevista para começar no final de maio. A previsão é que mais de 46 milhões de toneladas sejam colhidas nesta temporada 2022/23. Do volume projetado apenas 33,74% foi comercializado até março.

Os números são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo o levantamento, as vendas antecipadas da atual temporada avançaram apenas 3,7 pontos percentuais no comparativo com fevereiro. Em relação ao ciclo 2021/22 as mesmas estão cerca de 20 pontos percentuais atrás e na média histórica dos últimos cinco anos aproximadamente 30%.

Uma das justificativas para a cautela dos produtores mato-grossenses na hora de fechar negócios é quanto ao preço pago pela saca de 60 quilos. Do início do ano para cá o preço do milho para contratos com vencimento em julho, que serve como referência para a tomada de decisão, recuou cerca de 16%, saindo de R$ 67 para menos de R$ 56.

“É um cenário que vem trazendo bastante preocupação para o setor, principalmente, se a gente for olhar hoje em torno de 33% comercializado desse cereal”, comenta o superintendente do Imea, Cleiton Gauer.

milho e celulose alavancam balança comercial de MS
Foto: Semadesc/Reprodução

Produtor deve estar atento

Conforme o superintendente do Imea, é importante que o agricultor esteja atento aos preços e ao caminhar da safra.

“Por mais que tivéssemos alguns percalços, o clima vem dando condições de desenvolvimento para uma safra, ao que tudo indica até o momento, muito produtiva no estado. Então, esse é o momento de cautela, até de ponto de atenção para entender o comportamento do preço do milho na entrada da safra e também quando entrar todo esse volume que pode ser produzido aqui”, salienta Gauer.

No que tange a comercialização do milho 2021/22 este encontra-se, conforme o levantamento do Imea, em 98,33%. Já a safra futura, ou seja, a 2023/24 conta com 2,51% da produção vendida antecipadamente.

 

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no site do Canal Rural

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no YouTube

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real