Mato Grosso enviou para o mercado externo no ano passado 605,44 mil toneladas em equivalente de carcaça (TEC) em carne bovina. Volume este considerado o maior da série histórica, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Os números foram trazidos pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (16) em seu Boletim Semanal da Bovinocultura.
Em receita, foi alcançado cerca de US$ 2,75 bilhões.
+Abates de bovinos crescem 5,85% em Mato Grosso
Ao se comparar com o ano de 2021, conforme dados da Secex, divulgados pelo Imea em seu site, foram embarcadas por Mato Grosso 443,16 mil TEC em carne bovina, que geraram uma receita de aproximadamente US$ 2 bilhões.
“Em função da mudança nos hábitos alimentares, a China se manteve com uma forte demanda pela proteína bovina e continuou na liderança do ranking das exportações mato-grossenses, com o share de 64,12%”.
+União Europeia: Mato Grosso conta com 406 propriedades aptas para exportação
Brasil registra alta de 25,23%
Conforme o boletim do Imea, apesar da forte pressão nas cotações do boi gordo, o ano de 2022 foi considerado um marco o para as exportações de carne bovina brasileira. Os números da Secex revelam que volume total de proteína bovina exportada pelo país foi 25,23% maior que em 2021.
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real