A região sudeste de Mato Grosso acaba de ganhar uma nova sede regional e local do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). A unidade está localizada em Rondonópolis e abrangerá 18 municípios. A obra recebeu investimentos de R$ 1,8 milhão e é fruto de uma parceria público-privada do Governo do Estado com o Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT) e o Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT).
O local foi inaugurado no dia 30 de agosto e está situado na esquina da rua João Pessoa com a Avenida Cuiabá, na região central de Rondonópolis.
O presidente do Fesa, Antônio Carlos Carvalho de Souza, lembrou que o Fundo, juntamente com o Fase, assumiu o compromisso de reformar todas as sedes do Indea no estado de Mato Grosso. Ele destacou ainda que as novas sedes possibilitam que as regionais e as unidades locais saiam do aluguel.
“Queremos contribuir para melhorar e fortalecer ainda mais a agropecuária mato-grossense”, disse Antônio Carlos.
Parcerias para o atendimento do Indea-MT
De acordo com o presidente do Fase-MT, Gutemberg Carvalho Silveira, as parcerias são importantes para projetos como o da sede regional e local de Rondonópolis, pois proporcionam condições adequadas de trabalho aos servidores e para atendimento dos produtores e pecuaristas que necessitam dos serviços do órgão estadual.
Normando Corral, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), destacou durante a inauguração a importância de Mato Grosso ter um Indea forte e bem equipado. “É assim que garantimos a sanidade dos produtos que vendemos. A nova sede favorece o bom ambiente de trabalho para os colaboradores e também para os produtores rurais”.
De acordo com o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, César Alberto Miranda, as parcerias público-privado são de suma importância para o estado. “Vemos cada dia mais as melhorias que esta parceria está realizando em nosso Instituto de Defesa Agropecuária dando qualidade de trabalho ao servidor e da mesma forma aos nossos agricultores e pecuaristas. E esse tipo de união do público e do privado está mudando a cara de Mato Grosso”.
Sede própria após 43 anos
A sede regional e local do Indea-MT em Rondonópolis agora é própria. Foram 43 anos de instalação em vários endereços. O novo prédio conta com dois pavimentos com 757 m². No local já funcionaram a até então Delegacia Regional de Educação, anos após a biblioteca municipal e secretaria municipal de Esportes.
A nova instalação comporta 20 servidores lotados na unidade local de Rondonópolis e 4 servidores na Regional, que abrange 18 municípios em um total de 98 servidores e é a maior do Estado.
“O Indea é um certificador, à medida que o produtor vem em busca de uma guia de trânsito animal ele está se certificando, seja mandado um gado para um frigorífico ou para outros estados com o atestado de vacinação, onde ali contém todas as vacinas pertinentes a defesa animal, e ainda temos o trabalho de defesa vegetal e certificação de produções como a de banana, por isso, a conquista desta sede neste nível de estrutura é fundamental para a manutenção e melhoria destes serviços”, frisou o gerente regional do Instituto em Rondonópolis, Ricardo Oliveira Alves.