Formas de prevenção e controle da Salmonella spp. nos peixes nativos de Mato Grosso. Esse é o intuito do projeto de pesquisa conjunto entre a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O estudo, lançado nesta terça-feira (7), terá a duração de 36 meses e será realizado, principalmente, em pisciculturas e frigoríficos, através de análise da bactéria no peixe.
Práticas de manejo de peixes também serão analisadas
Conforme a Sedec e a UFMT, também serão analisadas a ração, água e práticas de manejo, com o objetivo de evitar a doença, visando fortalecer a segurança alimentar e alcançar a exportação in natura dos peixes no estado.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Alberto Miranda, destaca que o estudo não existiria sem o apoio da UFMT.
“Não existe desenvolvimento econômico sem pesquisa, sem o apoio da academia. A UFMT é uma instituição de prestígio na sociedade, e iremos atuar em parceria para que possamos dar segurança sanitária ao consumidor e ao comércio da piscicultura no Estado”, destacou o secretário.
O reitor da UFMT, Evandro Aparecido Soares, frisa que a ação é relevante e soma ao setor produtivo na área da agricultura e pecuária
“Esse projeto é relevante, pois estuda a Salmonella ssp., uma bactéria que pode acometer os peixes, principalmente os cultivados em tanques, e consequentemente trazer problemas à saúde do homem e afetar toda uma cadeia”, disse o reitor.
Editado por: Alexia Oliveira, de Cuiabá (MT)
*Sob supervisão de Viviane Petroli
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real