A realização de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) no segundo semestre de 2023 não está descartada, caso os preços do milho no país sigam abaixo do mínimo estabelecido. A informação é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Em Mato Grosso o preço mínimo do milho estipulado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) é de R$ 43,26 para o ano de 2023. De acordo com levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), na última sexta-feira (18) a saca de 60 quilos no mercado disponível no estado estava sendo comercializada a R$ 34,68.
“Nós temos já lançada a aquisição de milho pelo governo federal, armazéns sendo credenciados, regiões se movimentando, produtores manifestando interesse em vender à preço mínimo. E, agora no segundo semestre, se os preços não reagirem, a possibilidade real de termos prêmio para escoamento da produção”, disse Fávaro em entrevista ao Canal Rural Mato Grosso.
Investimentos em armazenagem
Conforme o ministro Carlos Fávaro, o Brasil a cada dia caminha para se consolidar como um dos maiores players na garantia alimentar do mundo. Ele ressalta que investimentos em armazenagem estão sendo realizados, a exemplo do Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) e da linha de financiamento do BNDES.
“E eu tenho certeza que esse é o papel… O Brasil, lançando agora com o presidente Lula um grande programa de ocupação de 40 milhões de hectares de pastagem degradada para a área de produção de soja, milho, algodão e também intensificação da pecuária, vai se consolidar como um grande player na garantia alimentar do mundo”.
Confira entrevista com o ministro Carlos Fávaro
Milho
Armazenagem
+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no site do Canal Rural
+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no YouTube
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.