Recém criada, a Gerência de Educação Formal do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) tem como uma de suas missões levar para crianças e jovens o conhecimento sobre o campo. Somente no programa Semeia participaram 980 crianças de seis escolas municipais de Cuiabá em 2022.
Gerente de Educação Formal do Senar-MT, Marcos Medeiros, pontua que a instituição tem como objetivo levar conhecimento ao produtor, trabalhador e a comunidade rural, bem como a sociedade em geral, seja através de informações ou capacitação para o mercado de trabalho.
Os programas Semeia e Famato Jovem, conforme Medeiros, em entrevista ao programa Estúdio Rural, foram lançados em 2022 pelo Senar-MT. A instituição, que já contava com o Filhos do Campo e o Rede E-tec (nacional), busca através dos novos programas levar conhecimento e estimular crianças e jovens sobre o campo.
+Senar-MT capacita cerca de 120 mil pessoas em 2022 em dez mil ações educacionais
“A nossa expertise é a educação para adultos. Apesar de já termos no nosso portfólio o Filhos no Campo, que prega uma experiência para as crianças, o programa Semeia vai muito além. Ele envolve as escolas estaduais e municipais”, pontua Medeiros.
O Semeia conta com etapas que envolvem a capacitação de diretores e professores, informações e conteúdos levados por instrutores do Senar-MT para as crianças e experiência dentro de uma propriedade rural, na qual elas participam, por exemplo, de atividades desde a ordenha da vaca até a produção de queijo.
“Tudo aquilo que elas viram em sala de aula, elas vivenciam na prática. Dentro dessa visita nós levamos a essência do Senar que é aprender fazendo”.
Famato Jovem visa desenvolver novas lideranças
O gerente de Educação Formal do Senar-MT explica, que ao contrário do Semeia que trabalha com crianças, o concurso Famato Jovem visa fomentar a preparação de jovens por meio de habilidades que os tornarão aptos a exercer cargos de liderança, atuando no setor agro.
“A missão do programa é provocar e desenvolver novas lideranças jovens. Porém, ele tem uma programação extensa durante o ano. Foram sete meses aproximadamente de atividades. Chegamos a 23 grupos inscritos e quase 200 jovens”.
+Mercado é quem ditará como será o ano de 2023, diz Normando Corral
Escola Agrícola Ranchão leva curso técnico para jovens
Outro trabalho com jovens desenvolvidos pelo Senar-MT, segundo Medeiros, é a Escola Agrícola Ranchão, cuja primeira unidade nasceu entre uma parceria entre a instituição, o Sindicato Rural de Nova Mutum e a Prefeitura Municipal de Nova Mutum, com o intuito de impulsionar a qualificação da mão de obra técnica no município e região.
Na escola é ofertado curso técnico de nível médio, sendo o Técnico em Agropecuária com duração de 2 anos.
+Confira todos os programas do Estúdio Rural
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real