MERCADO INTERNACIONAL

Abapa discute mercado do algodão em evento do ICA em Singapura

Evento anual da International Cotton Association discutiu sustentabilidade da produção baiana

Abapa discute mercado do algodão em evento do ICA em Singapura
Foto: Agência Marca Comunicação

A Associação Brasileira e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão discutiram o mercado internacional para a pluma no evento anual do International Cotton Association (ICA) realizado em Singapura na quarta-feira (11).

O ICA é uma importante associação comercial e órgão arbitral do cenário global do algodão, e reuniu mais de 600 profissionais do segmento no Trade Event: Singapure 2023. A programação incluiu palestras, rodas de negócios, networking e jantar de gala.

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) Luiz Carlos Bergamaschi falou com exclusividade ao Canal Rural sobre o evento, destacando que discussões sobre rastreabilidade e formas de produção do algodão brasileiro estiveram em pauta.

“Eu digo que o Brasil está pronto para continuar seguindo, atendendo a toda essa necessidade dessa cadeia mundial do começo até o fim do ciclo”.

Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa

Terceiro produtor mundial de algodão, o Brasil vem demonstrando crescimento e evolução do produto nos últimos anos e isso foi destaque no evento, segundo o presidente da instituição. A sustentabilidade da produção também esteve entre os aspectos principais considerados.

O presidente da Associação baiana fez parte de uma comitiva formada por 15 produtores e exportadores brasileiros que foram até Singapura. A Abrapa é uma das patrocinadoras do Trade Event da ICA via Cotton Brazil.

Cotton Brazil

O Trade Event da ICA fez parte de uma programação de eventos criada pela Abrapa em Singapura. Junto à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e à Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), foram realizados mais eventos relacionados à cadeia do algodão no sudeste asiático, entre os dias 10 e 12 de outubro.

Em pauta, projeções e expectativas para o ano comercial 2023/24. O objetivo é manter o diálogo próximo com os principais importadores da pluma brasileira e reforçar o posicionamento da cadeia produtiva no mercado mundial. Produtores, industriais e traders da China, Paquistão, Turquia, Estados Unidos, Suíça, Reino Unido, Índia e França estiveram presentes.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!