Política

Abril Vermelho: MST promove 10 invasões de terra

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra informa que também promoveu atos pela reforma agrária em 18 estados do Brasil neste mês

Nesta terça-feira (18), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou um balanço das ações realizadas na segunda-feira (17), na 26ª Jornada Nacional de Luta pela Terra e pela Reforma Agrária, também conhecida como Abril Vermelho.

Além de criticar a concentração de terras brasileiras na mão de poucas pessoas e empresas, o Abril Vermelho resgata, anualmente, a memória dos 21 trabalhadores rurais sem-terra assassinados por policiais militares, em 17 de abril de 1996, em Eldorado dos Carajás (PA), no episódio que ficou conhecido como ‘Massacre de Eldorado dos Carajás’.

Segundo o MST, neste ano, foram realizadas ações em 18 estados do Brasil, incluindo 10 invasões de terra.

Em Pernambuco, desde o dia 3 de abril, o MST realizou nove ocupações, sendo sete apenas neste final de semana, mobilizando cerca de 2.280 famílias em todo o estado.

As áreas reivindicadas para a reforma agrária estão localizadas em Timbaúba, Jaboatão dos Guararapes, Tacaimbó, Caruaru, Glória do Goitá, Goiânia e Petrolina. Nesta segunda-feira, ocorreu a nona ocupação no estado, na Fazenda Santa Maria, em Sanharó, com 370 famílias.

No Espírito Santo, 200 famílias do MST ocuparam uma área da Suzano.

Além de propriedades rurais, os sem-terra também ocupam escritórios do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em ao menos 12 estados (Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal).

De acordo com o MST, as invasões, marchas, vigílias, acampamentos e demais ações em defesa da reforma agrária continuarão acontecendo de forma coordenada até ao menos a próxima quinta-feira (20).