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Agroinfluencers ajudam a promover a agricultura

Pedro Loos, do canal Ciência Todo Dia, e David Damasceno, do Universo Curioso, dão dinâmica e clareza aos valores da produção agrícola sustentável

Disseminar às atuais e futuras gerações a importância da agricultura, do cultivo e plantio sustentável para o planeta estimulou a multinacional de alimentos General Mills, dona de marcas como Yoki, Kitano e Häagen-Dazs, a investir nas parcerias com os influencers digitais e Pedro Loos, do Ciência Todo Dia, e David Damasceno, do Universo Curioso.

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Com mais de 6 milhões de inscritos somados no YouTube, os canais Ciência Todo dia e Universo Curioso trazem uma linguagem didática e ao mesmo tempo profunda sobre o conceito da agricultura regenerativa, que envolve práticas agrícolas sustentáveis para atender a demanda de alimentos no mundo e fortalecer a saúde do planeta.

“A agricultura regenerativa é um assunto vital para o equilíbrio da biodiversidade e do ecossistema, mas que enfrenta barreiras de compreensão por conta da falta de informações claras. Os canais Ciência Todo Dia e Universo Curioso transmitem ideias complexas de um modo inteligente e simples. Os conteúdos trazem um debate sobre algo tão importante com explicações claras, incentivando as pessoas a se aproximarem do universo agro e para que conheçam os métodos que ajudam o meio ambiente”, explicou Franciele Caixeta, coordenadora de Desenvolvimento Agro da General Mills para América Latina.

Dentro desse contexto, os dois influencers digitais esmiúçam os impactos negativos do desmatamento na agricultura e do uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes, que favorecem o empobrecimento do solo e afetam as futuras produções agrícolas, podendo levar à expansão de desertos. Os dois vídeos já atingiram juntos aproximadamente 138 mil visualizações, 168 mil impressões e alcance de 113 mil pessoas.

“Os resultados são muito significativos e vemos diversos comentários de pessoas que também utilizam dessas técnicas e outras que estão conhecendo. O mais importante para nós é gerar awareness sobre as iniciativas existentes e sobre os impactos positivos gerados”, complementa Franciele.

Pesquisa em prol da agricultura sustentável

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Foto: Canva

De acordo com as informações divulgadas equipe de comunicação da General Mills, em 2020, a General Mills liderou amplo estudo com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) para avaliar as emissões de carbono nas suas principais cadeias de fornecedores. Foram calculadas as emissões de sete fazendas de milho pipoca e milho branco da marca em Campo Novo do Parecis, no oeste de Mato Grosso.

A pesquisa destacou a importância da diversificação do manejo do solo para a formação de estoques de carbono e matérias orgânicas no solo e lavouras. A manutenção do carbono no solo reduz os níveis de dióxido de carbono na atmosfera, que atua diretamente no aquecimento global.

Os milhos branco e milho para pipocas produzidas pela Yoki estão entre as 10 áreas de cultivos mais eficazes do mundo na presença de nutrientes no solo e sequestro do carbono na atmosfera, resultado da adoção de sistemas integrados de conservação, fertilidade e saúde do solo, que favorecem na obtenção de grãos com qualidade.

O projeto também ofereceu treinamento para os produtores interessados em adotar práticas de agricultura regenerativa, incluindo a integração com a pecuária e o controle biológico.

“As emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em plantações de milho de pipoca na região onde o estudo foi realizado são cerca de 70% menores que a média mundial. O uso de técnicas agrícolas sustentáveis trouxe benefícios diretos à natureza e posicionou a produção de milho de pipoca em Mato Grosso, base da Yoki entre as mais eficientes do mundo”, comentou Franciele.