Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

SITUAÇÃO CRÍTICA

Alerta máximo para inundações e deslizamentos em Santa Catarina

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cidades inundadas, com moradores registrando animais tentando se salvar da correnteza

As fortes chuvas que retornaram a Santa Catarina no feriado de 12 de outubro estão causando sérias preocupações, com alertas máximos para inundações e deslizamentos. Até o momento, 142 municípios foram afetados pelas cheias, levando 112 cidades a decretarem situação de emergência.

As regiões mais impactadas, segundo a Defesa Civil estadual, incluem o oeste, a serra, o planalto norte e o vale do Itajaí. O acumulado de chuva atingiu 100 milímetros entre quarta (11) e quinta-feira (12), resultando em novos alagamentos e deslizamentos. Onze rodovias estaduais estão interditadas, com 57 pontos apresentando rachaduras e quedas de barreiras.

As barragens de Ituporanga e Taió atingiram a capacidade máxima, transbordando e aumentando os riscos. A cidade de José Boiteux mantém duas comportas fechadas, com 81% da capacidade de armazenamento de água ocupada.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cidades inundadas, com moradores registrando animais tentando se salvar da correnteza. De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado, choveu 125 milímetros das 18h de quarta-feira até as 14h de quinta-feira, quase a média para o mês de outubro, que é de 150 milímetros.

Além da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, as Forças Armadas estão apoiando operações de resgate em pelo menos 11 municípios afetados. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) interditou a ponte sobre o Rio Canoinhas na BR 280, devido ao nível crescente do rio.

Uma força-tarefa do governo federal, coordenada pelo Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitou Blumenau, Rio do Sul e Taió, assinando um pacto entre estado e união focado na governança das águas. O governador Jorginho Mello destacou a importância do apoio federal.

No Paraná, as tempestades também causaram estragos em municípios como União da Vitória, Paulo Frontin e Pitanga, que decretaram situação de emergência, afetando 38 mil famílias. No total, nove cidades no Paraná têm decretos de emergência homologados pela Defesa Civil estadual.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.
Sair da versão mobile