A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil) está mobilizada para cuidar dos animais silvestres afetados pelo incêndio que atingiu a Estação Ecológica do Jataí, em Luiz Antônio, região de Ribeirão Preto. Após o fogo devastar parte da unidade de conservação, foram instalados oito pontos de hidratação e alimentação, visando dar suporte à fauna que perdeu seus habitats.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Os animais, que incluem espécies ameaçadas como a jaguatirica e o tamanduá-bandeira, têm encontrado água em caixas d’água abastecidas por caminhão-pipa e frutas espalhadas em pontos estratégicos. Além disso, câmeras foram instaladas para monitorar a recuperação da fauna local.
A iniciativa também faz parte de uma rede estadual de atendimento a animais silvestres, com 26 unidades prontas para cuidar de animais resgatados. Até o momento, 102 animais foram atendidos, com 45 ainda em tratamento e dois já devolvidos à natureza.