Uma equipe de auditores da Receita, da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec), apreendeu cerca de R$ 1,8 milhão em mercadorias com irregularidades fiscais.
A operação ocorreu entre sexta-feira (13) e domingo (15) durante fiscalizações de rotina em Ponte Alta, no Gama, e em transportadoras.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Entre os itens apreendidos estão 56 toneladas de filé de peito de frango, 48 toneladas de açúcar, 1.249 garrafas térmicas, além de móveis e embalagens descartáveis.
Notas fiscais falsas
Os produtos seriam comercializados com notas fiscais contendo erros e informações falsas, de acordo com os auditores. Esse tipo de documento permite que vendedores e compradores soneguem impostos.
“Identificamos que as documentações fiscais apresentadas tinham divergências em relação à carga transportada”, afirmou Silvino Nogueira Filho, coordenador de Fiscalização Tributária da Seec.
“Esse procedimento dos sonegadores é alvo constante de nossa fiscalização, que atua 24 horas por dia, todos os dias da semana para garantir a sensação de risco a aqueles que insistem em não cumprir suas obrigações fiscais.”
A operação foi realizada pela Gerência de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (GEFMT). A Seec reforça que a sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um crime contra a ordem tributária e que a fiscalização garante que os recursos sejam registrados e revertidos em políticas públicas no Distrito Federal.