MEIO AMBIENTE

Ações de combate a incêndios florestais são discutidas no Oeste da Bahia

Ações de combate a incêndios florestais são discutidas no Oeste da Bahia, por produtores, entidades do setor e governamentais; fogo, queimadas
Foto: Divulgação/Aiba

Nesta quarta-feira (28), produtores rurais, entidades representantes do agro e governamentais, discutiram e traçaram metas para combater focos de incêndio que ocorrem todos os anos, e a cada vez em maiores proporções no Oeste da Bahia.

A reunião de alinhamento aconteceu na sede da Fazenda Busato I, localizada no município de São Desidério.

O encontro reuniu membros do Núcleo de Sustentabilidade da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), produtores rurais, 12 representantes das fazendas da região de Linha dos Pivôs, integrantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), do Inema, do Corpo de Bombeiros Militar, da ABA, da Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste) e de outras entidades.

O produtor rural, Júlio Busato, explica que a união de vários segmentos irá refletir na proteção de mais de 600 mil hectares em toda a região.

“Essa união vai proteger mais de 600 mil hectares e dividir a responsabilidade de combater o fogo, seja em qual propriedade for. Pois é muito difícil nós, sozinhos, proteger os nossos reservas legais, as Áreas de Proteção Permanente (APP’s), principalmente em nossas lavouras e propriedades também. Dessa união entre o poder público e a iniciativa privada, com certeza nós teremos excelentes resultados para levar a Bahia como um exemplo para o Brasil”, afirmou o agricultor.

Ações de combate a incêndios florestais são discutidas no Oeste da Bahia, por produtores, entidades do setor e governamentais; fogo, queimadas
Foto: Divulgação/Aiba

A Aiba apoia anualmente ações de prevenção aos incêndios, a exemplo do Programa Bahia Sem Fogo, que também conta com parceria de órgãos ambientais do Estado e municípios da região Oeste.

“As ações de combate realizadas pelos produtores rurais vem apresentando resultados satisfatórios com relação a redução das áreas queimadas. A integração desse trabalho ao programa Bahia Sem Fogo por meio da Sema, Inema e Corpo de Bombeiros, fortalece ainda mais o trabalho de prevenção e combate aos incêndios, além de minimizar os prejuízos patrimoniais e riscos ambientais”, comentou o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto.

Já o coordenador de programas e projetos da Sema, Pablo Rebello, destacou a importância da iniciativa.

“Hoje estamos aqui em São Desidério para trabalhar esse tema, num momento muito singular que é a reativação da Unidade de Apoio à Prevenção, a preparação, o combate de incêndios florestais com os produtores rurais da Aiba e da Fazenda Busato. E dizer também do envolvimento e integração de órgãos de governo no setor produtivo com profissionais nessa frente de prevenção, preparação e resposta aos incêndios florestais. Uma iniciativa que, junto com os demais produtores, nós conseguimos reduzir, mitigar os impactos e os incêndios florestais”, explicou.

Para o Coronel BM Cedraz,encontros como esse deveriam ocorrer semestralmente. “Nesse segundo semestre tem em mãos a estiagem, umidade muito baixa, tempo muito seco, altas temperaturas, vento muito forte, e por conta disso, infelizmente acontecem os incêndios florestais. Sabemos que 95% a 99% dos incêndios são causados por ação humana e é possível evitar, trabalhando sempre com a sensibilização das pessoas e o Corpo de Bombeiros está sempre junto da comunidade, com os produtores rurais, unindo esforços para prevenir e combater os incêndios florestais na região”, reforçou o militar.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp