Em 2024, o município de Formosa de Rio Preto, no Oeste da Bahia, sediará a segunda edição da feira agropecuária, Agroformosa. Lançamento do evento, aconteceu na noite da última sexta-feira (15) e foi transmitido ao vivo no YouTube do Canal Rural.
Cerca de 250 pessoas participaram do lançamento, entre autoridades, representantes de instituições do setor, produtores e convidados.
De acordo com a Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto (AcriFor), a segunda edição promete ter uma grande estrutura.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Formosa do Rio Preto, é líder no norte e nordeste na produção de soja, e o terceiro maior produtor do Brasil, com 1.576.620 t, ficando atrás de Rio Verde (GO), (1.638.000 t) e Sorriso (MT) (2.118.690 t).
A Agroformosa 2024 que será realizada entre os dias 27 e 29 de junho e terá um aumento na área de aproximadamente 66 mil m² no Parque de Vaquejada da cidade.
“Vamos mais do que dobrar a área útil. Vamos ter um incremento muito grande na quantidade de estandes, de expositores. Teremos também teremos um pavilhão coberto para poder é abrigar os estandes de menor porte para os pequenos negócios, para os prestadores de serviços na área de informática, de consultoria, de artefatos de couro e outros segmentos do comércio e da prestação de serviço também”, disse Sabino Gomes Filho, presidente da AcriFor.
Vice-presidente da AcriFor, Gillian Rocha disse que a feira agrega valores e conhecimentos técnicos com novas tecnologias para enfretamento das mudanças climáticas: “As pessoas têm que vir participar, conhecer as novas tecnologias, para a gente superar as dificuldades climáticas“, conta.
A expectativa é de superar o número de visitantes da primeira edição, cerca de 45 mil pessoas.
Movimentação da economia local
Em 2024 o evento vai reunir expositores das áreas de insumos, máquinas agrícolas, irrigação, instituições financeiras, entre outros.
Para o comércio, é esperado também um impacto positivo na economia do município durante a realização do evento.
A importância é de um de uma movimentação muito grande no comércio local e eu acredito que 2024 vai superar todas as nossas expectativas, até porque tá sendo bem divulgado, tá sendo mais acolhido e com muito mais expositores, disse Gesilane Ferreira, vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).
Hélio Justo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Formosa do Rio Preto, a feira também é uma oportunidade de trocar ideias: “A feira vem para agregar, porque ela reúne todas essas pessoas em um lugar só, então a facilidade da troca de ideias é muito grande”, disse.
Para o prefeito de Formosa, Manoel Afonso de Araújo, a feira é importante para o setor, para o estado e Matopiba. Relevância que chama atenção para mais investimentos em infraestrura na região para suprir o déficit energético, por exemplo, com a construção de uma subestação de energia elétrica.
“No mês de março, será o leilão que vai contemplar aqui o Matopiba. Então o governo do estado, juntamente com o governo federal, Ministério de Minas e Energia, estão interessados e já é compromisso com a região Oeste da Bahia, de que a partir do próximo ano, iniciar uma subestação de energia aqui em Formosa, mas não só em Formosa, vai ser um investimento bilionário”, afirma o prefeito.
Pecuaristas e negócios
Além da forte na produção de grãos, o município também é destaque na criação de bovinos.
De acordo com a AcriFor, são 85 mil cabeças no município. Para os criadores, a Agroformosa também é uma oportunidade de negócios.
Na nossa área, que é a área de pecuária, nós esperamos aí um o volume muito grande de participantes, de expositores e consequentemente também na área de venda de animais, disse o pecuarista e diretor da AcriFor, Eronildes Batalha.
Agroformosa 2024
Onde: Parque de Vaquejada de Formosa do Rio Preto (BA)
Quando: 27 a 29 de junho de 2024
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!