Jovens da comunidade de Bandarra, no município de Morpará (BA), localizado na região do Médio São Francisco, com pouco mais de 8 mil habitantes, estão adotando a apicultura como atividade e fonte potencial de renda, garantindo sua permanência no campo.
Os apicultores receberam kits produtivos, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico (CDS Velho Chico).
Os kits incluem uma série de equipamentos essenciais para produção e manejo, como caixas, melgueiras, fumigadores e equipamentos de proteção individual.
De acordo com a CAR, das 100 toneladas de mel produzidas anualmente em Morpará, 70 são de Bandarra.
Eles chegam a colher 1.500 kg de mel por dia na época da colheita. Isso se traduz em uma renda substancial de 700 mil reais por ano para os produtores.
Etapas da produção
A apicultura se tornou uma atividade crucial para a sustentabilidade econômica da região. O mel é extraído na Casa de Extração de Mel, construída na própria comunidade.
Após a remoção, o mel é transportado para o entreposto da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), em Ibotirama.
Esse entreposto é o ponto de partida para a comercialização do mel, que chega aos mercados com a marca Velho Chico.
Jovany Donato de Novaes, um dos jovens envolvidos, expressou sua gratidão pelos kits produtivos que ajudaram a expansão da apicultura na região.
“Os kits chegaram no momento certo e nos permitiram multiplicar nossas colmeias. A apicultura é uma paixão para mim, uma grande oportunidade de desenvolvimento, preservação do meio ambiente, de conhecimento e uma fonte de renda confiável”, conta.
Cássio Queiroz Barreto, também integrante ativo na apicultura, conta que começou sua jornada em 2017, mas enfrentou desafios no início, incluindo uma estiagem e a falta de experiência.
“Depois de uma pausa, voltei determinado a investir na apicultura novamente, e os kits foram essenciais para isso. O investimento em apicultura é alto, mas vale a pena, e eu sempre quis ficar aqui, perto da minha família e amigos”, disse.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!