Maior feira agrícola do Norte e Nordeste do Brasil, a Bahia Farm Show teve a programação de palestras e eventos técnicos divulgada oficialmente na última semana.
Com o tema principal “O Agro Sem Fronteiras”, o discussões vão reunir uma ampla gama de especialistas e assuntos como sustentabilidade, crédito rural e segurança jurídica entre os dias 6 a 10 de junho, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA).
Fórum Canal Rural na Bahia Farm Show
A abertura oficial do evento acontece no dia 6, às 10h, com a presença de lideranças políticas, autoridades regionais, estaduais e nacionais. No mesmo dia, a partir das 15h, acontece o Fórum do Canal Rural, que terá como tema “Sistema de Plantio Direto: Potencialidades e Desafios”.
O fórum contará com apresentação da jornalista Marusa Trevisan e mediação do diretor de Conteúdo do Canal Rural, Giovanni Ferreira, que irá comandar o debate com a participação de Jônadan Hsuan Min Ma, presidente da Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP); do vice-presidente da entidade, Luiz Pradella; e dos engenheiros agrônomos Marcelo Kappes e André Singer, além do presidente da feira, o produtor Odacil Ranzi.
O fórum terá transmissão ao vivo pelos canais digitais e pela tela do Canal Rural.
Programação técnica
A Bahia Farm Show sediará uma reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHG) no dia 7 de junho, quando acontecerá também o Workshop dos Resultados de Pesquisas da Safra 2022/2023, da Fundação Bahia.
No mesmo dia está prevista ainda uma audiência pública da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e apresentações sobre gestão e soluções financeiras.
Já no dia 8 de junho, a feira debate o cenário do algodão brasileiro com pesquisadores e produtores, além da importância do profissional de agronomia e as especificidades da exportação de cereais.
Está prevista também uma palestra com o tema “Recebimento do Funrural nas exportações indiretas e do salário educação” e painéis sobre segurança jurídica e governança empresarial no agronegócio, este último apresentado pelo Núcleo das Mulheres do Agro do Oeste da Bahia.
No dia 9 de julho, a feira traz um painel exclusivo sobre sustentabilidade, com o tema “Oportunidades para negócios verdes: Boas práticas agrícolas, certificações e mecanismos financeiros para uma agricultura sustentável”.
Além disso, acontece também uma apresentação de pesquisa sobre o cenário do café no Brasil, os remineralizadores como ferramenta para a agricultura regenerativa e armadilhas inteligentes para o manejo de pragas.
Na programação do dia 9, está prevista também a realização do leilão da Associação Baiana de Pecuária (Acrioeste). Serão leiloados mais de 1.200 animais, com opções de participação presencial e virtual.
Tecnologia e segurança no campo completam os temas do penúltimo dia de feira.
Já o dia 10 de junho traz para encerramento da programação o tema Energia Limpa, com destaque para a energia solar e sua importância para o agronegócio.
O público da Bahia Farm Show, estimado em mais de 100 mil pessoas em 2023, é composto por agricultores, técnicos, consultores, profissionais e estudantes ligados ao setor. Além da programação técnica, a feira vai contar com mais de 400 expositores dos mais variados segmentos ligados ou não ao agro, como irrigação, implementos, insumos, imobiliário e construção civil.