Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RECURSO HÍDRICO

Bahia lança edital para captação de água no semiárido

Certame prevê a implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva

água, edital, governo da bahia, agricultura familiar, rural
Foto: Divulgação/CAR

O governo da Bahia lançou na última sexta-feira (22), o edital Bahia Sem Fome – Água para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal, visando ampliar o acesso à água para produção de alimentos e dessedentação animal em regiões rurais do Semiárido baiano.

De acordo com o governo, o edital tem como objetivo implementar tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva.

O certame prevê a instalação de 1.125 cisternas calçadão, de 52 mil litros, e 1.722 barreiros trincheiras, no âmbito do Programa Água para Todos.

O governo do estado também informou que serão destinados cerca de R$ 50 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e o Programa Bahia Sem Fome.

A ação será executada por meio da seleção e contratação de organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que ficarão responsáveis pela implementação das tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva.

No total, serão contemplados agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais de 45 municípios, distribuídos em 13 territórios de identidade da Bahia.

O objetivo é enfrentar a insegurança alimentar e nutricional associada à escassez de água. “São investimentos para mudar a vida de muitas famílias do Semiárido baiano, com o tema da água. Levando água, estamos levando oportunidade e dignidade e é com essa construção que queremos uma Bahia Sem Fome”, afirma o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

Edital

O edital visa dois eixos do Programa Bahia sem Fome: Abastecimento Hídrico e Inclusão Socioprodutiva.

Tiago Pereira, coordenador do Bahia Sem Fome, destaca que a água é um recurso importante para a manutenção da vida, inclusive para a produção de alimentos.

“Hoje, estamos aqui no Dia Mundial da Água e o Governo do Estado lança um grande edital para o Semiárido brasileiro, considerando que dois terços desse estado são municípios do Semiárido. A nossa expectativa é que esse edital ajude na agenda de erradicação da fome”, disse.

Além de promover o acesso à água para produção, o edital também busca fortalecer a resiliência das comunidades rurais diante dos desafios climáticos.

Para Célia Firmo, coordenadora do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, o lançamento desse edital de água para produção é de grande importância para a agricultura familiar baiana.

“A gente saiu de um longo período de estiagem e a população da agricultura familiar, a população rural da Bahia precisa ampliar a sua estrutura de resiliência”, declarou Célia Firmo.

Para mais informações sobre o edital Bahia Sem Fome – Água para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal, clique aqui.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile