Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

NEGÓCIOS

Bahia participa da maior feira de fruticultura do mundo, na Espanha

Segundo a Seagri, Bahia é o primeiro estado produtor de frutas do Nordeste e segundo maior produtor no cenário nacional

Bahia é um dos estados participantes da 15ª Fruit Attraction 2023, maior feira de negócios agropecuários do mundo totalmente voltada à fruticultura, através da Secretaria da Agricultura
Foto: Ascom/Seagri

A Bahia é um dos estados participantes da 15ª Fruit Attraction 2023, maior feira de negócios agropecuários do mundo totalmente voltada à fruticultura, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri).

O titular da Seagri, Wallison Tum, representa o estado no evento realizado em Madri, capital da Espanha, que se estende até esta quinta-feira (5).  

De acordo com a Seagri, no cenário nacional, a Bahia lidera ou ocupa posição de destaque no cultivo e exportação de diversas frutas, a exemplo da uva, manga, melancia, melão, goiaba, banana, coco, guaraná, mamão, abacaxi, entre outras.

“Por isso, é importante que o setor da fruticultura baiana esteja presente nesses espaços, onde podemos prospectar novos clientes, conhecer as novidades, fazer contatos, enfim, projetar esse setor de nosso agro para o mundo”, comentou o secretário Wallison Tum. 

A participação da Bahia no evento acontece no âmbito de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do Projeto Frutas do Brasil

De acordo com a Abrafrutas, a participação das empresas brasileiras na edição passada foi a maior de todas as outras e rendeu ao setor mais de US$ 85 milhões em negócios imediatos e a expectativa, na época, foi de um total US$ 151 milhões para os meses seguintes. Para este ano, a meta é superar as negociações acordadas na edição anterior. 

Como terceiro maior produtor de frutas do mundo, o Brasil tem se destacado pela grande variedade de cultivo, assim como pela capacidade de produção durante todo o ano, graças à diversidade do clima existente.  

Fruticultura no estado

Segundo a Seagri, a Bahia é o primeiro estado produtor de frutas do Nordeste e segundo maior produtor no cenário nacional, com diversos polos de uma fruticultura diversificada.

Entre os polos produtivos, 34% da quantidade produzida encontra-se na mesorregião do Vale São-Franciscano da Bahia, com destaque para uva, manga, goiaba e melão, seguido do Nordeste Baiano 21%, destaque para Laranja, Melão e Limão.

Sul Baiano (18%), com Açaí, Mamão e Banana, Centro Sul Baiano (16%) destaque para Abacate, Maracujá e tangerina, Extremo Oeste Baiano (6%) destaque para Mamão, Banana, Cacau irrigado. Centro Norte Baiano (3%) com Abacate, Maracujá e Tangerina, e região Metropolitana de Salvador (2%), com destaque para Limão, Tangerina e coco. 

A luminosidade o ano inteiro favorecendo a fotossíntese, área de expansão e disponibilidade de água são alguns dos fatores que fazem com que a área plantada no estado corresponda a 656,1 mil hectares, com produção de 3,6 milhões de toneladas/ano, sendo a agricultura irrigada, apontada como alternativa para superação do ciclo vicioso da pobreza e da exclusão social em algumas regiões, a exemplo da fruticultura no Vale do São Francisco. 


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile