O município de Barra, no Oeste da Bahia, sediará o Primeiro Seminário da Fruticultura Irrigada entre os dias 18 e 19 de outubro com o tema “Oportunidades e inovações no solo baiano”.
O evento é realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barra (SindBarra), em parceria com empresas privadas da região.
De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), o estado é o que mais exporta frutas frescas no Brasil, em destaque a manga e uva, que movimentam mais de 2 bilhões de reais por ano.
Além disso, Barra está localizada no Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, região que vem apresentando grande potencial produtivo.
Resultado de uma localização privilegiada para a logística e abundância de recursos hídricos.
“A cidade é banhada pelos rios Grande e São Francisco, o que vem proporcionando o cultivo de diversos frutos como o cacau, a uva, o coco e a melancia de forma cada vez mais tecnificada e moderna”, conta Marco Caviola, presidente do SindBarra.
Polo regional
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), aposta no projeto do Polo na região, que tem previsão de gerar 21,5 mil empregos diretos.
O aporte de investimentos privados são na ordem de R$ 2,3 bilhões nos empreendimentos em implantação e em análise, localizados nos municípios de Barra e Muquém de São Francisco.
Como noticiado com exclusividade pelo Canal Rural, a região já vinha sendo apontada por empresários como promissora.
No entanto, ainda carece da resolução de entraves logísticos e de mão de obra qualificada.
De acordo com a organização, o I Seminário da Fruticultura Irrigada acontecerá no Barra Frutos e contará com ampla programação de painéis, minicursos e visitas a campo.
Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!