Na escala realizada nos Emirados Árabes, voltando da visita à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um plano de investimentos firmado entre o governo da Bahia e empresas que irão financiar a produção de diesel verde (biodiesel) no estado.
Segundo o governo da Bahia, representado na China pelo governador Jerônimo Rodrigues, um memorando de entendimentos com a empresa Acelen foi assinado neste sábado (15) em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.
R$ 12 bilhões para biodiesel e querosene sustentável de aviação
O CEO da companhia internacional Mubadala também assinou o documento, que prevê investimentos de R$ 12 bilhões nos próximos dez anos na infraestrutura e logística aplicados na produção de biodiesel.
Segundo o documento, a expectativa é produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis por ano, com início da produção no primeiro trimestre de 2026. A principal aposta será em diesel renovável e querosene sustentável de aviação, produzidos por meio do tratamento de óleos vegetais e gordura animal.
Óleo de macaúba e de dendê
Serão usados no projeto óleo de macaúba – árvore nativa do Brasil, com alto potencial energético – e óleo do dendê, com previsão de início de plantio em 2025.
Além da semeadura em área de 200 mil hectares, priorizando terras degradadas, o projeto envolve também a agricultura familiar e a agricultura em larga escala. Devem ser gerados cerca de 17 mil empregos na Bahia.
De acordo com a assessoria de comunicação do governo da Bahia, o memorando visa ainda o cuidado com o meio ambiente em todo o processo e vai beneficiar milhares de famílias.
A partir desse investimento, o estado tem a perspectiva de se tornar, nos próximos anos, o maior exportador mundial de diesel verde.