Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

RECONHECIMENTO

Cacau baiano disputa título de melhor amêndoa do mundo em Amsterdã

O prêmio Cacao of Excellence vai escolher a melhor amêndoa de cacau entre 50 concorrentes

cacau, cacauicultura,

O dia 8 de fevereiro pode ser especial para o produtor baiano Luciano Lima, que está concorrendo ao título de melhor amêndoa de cacau produzida no mundo no Cacao of Excellence, o ‘oscar do chocolate’. O evento acontece em Amsterdã, na Holanda, e tem três brasileiros entre os concorrentes.

A Bahia tem cerca de 439 mil hectares de cacau plantados no sul do estado, local onde fica a Fazenda São Sebastião, de propriedade de Luciano, em Ilhéus. Lá, ele cultiva o fruto há quase 40 anos.

Segundo o produtor, este é o segundo ano em que ele participa do concurso nacional, o que o levou a disputar também o prêmio mundial.

A amêndoa do cacau produzida na fazenda foi escolhida como uma das melhores do país para a produção de chocolate. “Ficamos em segundo lugar no concurso nacional com a varietal BN 34”, conta Luciano.

O concurso

O Cacau de Excelência é um prêmio internacional que reconhece os produtores de cacau de alta qualidade. Para participar, os produtores enviam suas amostras de amêndoas para serem avaliadas por um comitê técnico e um júri de especialistas.

“Nós participamos do Cacau de Excelência porque eu acredito que destaca uma das formas de verticalização da produção, no sentido econômico é muito benéfico”, conta o produtor.

Ao todo, 50 materiais de todo o mundo concorrem ao prêmio. Além dos concorrentes de fora do país, o baiano disputa com os produtores Miriam Aparecida e Robson Brogni, ambos do Pará.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile