Um Centro de Reprodução de Caprinos e Ovinos foi entregue no último sábado (20), no município de Andorinha, na região Centro-Norte da Bahia. O equipamento deve beneficiar mais de 700 produtores de caprinos e ovinos.
Ao todo, 12 municípios da região serão beneficiados com serviços como exames, inseminação artificial e empréstimo de reprodutores “puros de origem”.
De acordo com governo do estado, foram investidos mais de R$ 350 mil na reforma e estruturação do Centro por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Prefeitura Municipal.
A CAR informou que o empreendimento é gerido pela Central das Associações da Agricultura Familiar do município de Andorinha, do Território Piemonte Norte do Itapicuru e dos municípios de Itiúba, Monte Santo e Uauá (CAAFATIPNI).
O presidente da CAAFATIPNI, Antônio Barbosa da Silva, destaca que foram feitos dois convênios.
“Tivemos a reforma da estrutura física e também assessoria técnica e gestão, compra de equipamentos, contratação de médico veterinário e compra de reprodutores. Tudo isso tem dado resultados. Na nossa primeira exposição/feira nós vimos muitos produtores vendendo animais melhorados e na exposição, que aconteceu neste ano, nos dias 10 e 11 de abril, também. Melhorou a renda das pessoas e avançamos bastante em relação a estrutura física.”, disse.
A perspectiva agora é de que a CAAFATIPNI acesse novos editais para ampliar a oferta de serviços e manter o Centro em total funcionamento.
“O Centro é viável e agora com o novo projeto de Caprinos e Cordeiros da Bahia, estamos pleiteando um convênio para assegurar o funcionamento do laboratório e poder ofertar mais serviços aos produtores”, afirma Antônio Barbosa, ao prospectar o acesso ao edital público do Estado.
O Centro de Reprodução de Caprinos e Ovinos foi executado por meio do projeto Pró-Semiárido, da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!