Os impactos ao meio ambiente, à saúde das pessoas, à economia e produção agrícola, e o combate e prevenção do fogo no Cerrado brasileiro são temas abordados na série, ‘Cerrado Sem Fogo’, produzida pelo Canal Rural BA, que começou a ser exibida nesta quarta-feira (27) no Mercado e Companhia.
A série traz imagens exuberantes do bioma que ocupa cerca de 25% do território nacional, mas também mostra os estragos causados pelas queimadas que ocorrem com frequência todos os anos, principalmente na região oeste, norte e Chapada Diamantina, na Bahia, além de toda a região do Matopiba.
São ao todo quatro reportagens produzidas pelos repórteres Vinicius Ramos e Carla Letícia, com imagens de Guilherme Soares e Maiara Luz.
O primeiro episódio aborda os impactos dos incêndios florestais no bioma e os danos ao meio ambiente. A reportagem ouviu autoridades estaduais, locais, corpo de bombeiros e especialistas no assunto, com o objetivo de informar e promover a conscientização e preservação do cerrado brasileiro.
Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam até agosto deste ano, o Cerrado foi o segundo bioma com mais focos de incêndio, com cerca de 36% ou mais de 23 mil focos, ficando atrás da Amazônia, e mais de 15 mil focos em todo o nordeste.
Veja abaixo o primeiro episódio exibido na TV ou aproveite para assistir e seguir o perfil do Canal Rural BA no Instagram clicando aqui.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!