Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ÁGUAS DE JANEIRO

Chuva acima da média aumenta umidade do solo no Nordeste

Em dezembro, o armazenamento de água no solo na região estava abaixo de 30%

chuva acima da média, solo úmido, nordeste, bahia
Foto: EyeEm/Freepik

A chuva acima da média em janeiro melhorou o armazenamento de água no solo em grande parte da região Nordeste, principalmente na Bahia.

O levantamento foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta terça-feira (6).

Comparativos de armazenamento de água no solo | Foto: Divulgação/Inmet

De acordo com o Inmet, o armazenamento de água no solo na região estava abaixo de 30%, (tons em vermelho e laranja nos mapas) em dezembro.

No mês seguinte, o valor ficou próximo de 100% (tons em azul nos mapas) em grande parte da região, diminuindo o grau de severidade e a extensão da área atingida pela seca.

O aumento considerável de água no solo ajudou, mesmo que de forma pontual, municípios brasileiros que apresentavam baixa condição de armazenamento entre novembro e dezembro e contribuiu para o setor da agricultura.

Chuva excessiva

O Inmet informou ainda que algumas cidades tiveram volumes expressivos de chuva, como Vitória da Conquista, no sudoeste da baiano que registrou 397,5 milímetros (mm) em janeiro, sendo que a média histórica para o período é de 96,3 mm.

Já no município da Barra, na região Oeste, o valor chegou a 390,8 mm, com média de 112,7 mm.

Ainda segundo o Inmet, o aumento da chuva ocorreu devido ao posicionamento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e ao aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile