Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Alerta

Cidades baianas têm queda em reservatórios de água

Baixa umidade do ar e falta de chuva provocaram problema em Vitória da Conquista, Belo Campo, Jequié e Guanambi

Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Alguns municípios da região sudoeste da Bahia estão há mais de 100 dias sem chuvas e registrando baixa umidade do ar, o que tem causado preocupação com o abastecimento de água por causa dos baixos níveis das barragens. A situação acontece nos municípios de Vitória da Conquista, Belo Campo, Jequié e Guanambi.

A Barragem de Água Fria 2, que tem capacidade de armazenamento de 6,4 bilhões de litros de água e é o principal reservatório que abastece Belo Campo e Vitória da Conquista, está atualmente com 83% de capacidade. Isso representa 5,2 bilhões de litros de água.

Já a usina hidrelétrica do Reservatório da Pedra, localizada no Rio de Contas, está com 52,68% do volume útil.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que considerando o nível médio mensal para o mês de outubro dos últimos dez anos, que é de 33,6% de volume útil, o Reservatório da Pedra se encontra em uma situação confortável em termos de segurança hídrica para a Bacia do Rio de Contas.

Em Guanambi, o ​​reservatório de Ceraíma está com 34,6 milhões de metros cúbicos de água, o que equivale a 68,4% da capacidade total. A cidade está há 161 dias sem chuvas.

A barragem de Ceraíma é usada na irrigação do perímetro irrigado e complementa o abastecimento de água em Guanambi, Candiba, Pindaí, Caetité, Lagoa Real, Rio do Antônio.

A previsão do tempo na Bahia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mostra que a chuva deve chegar gradativamente em algumas regiões a partir de meados da segunda semana de outubro.


Siga o Canal Rural Bahia no Instagram! Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Clique aqui e envie uma mensagem para o nosso WhatsApp!

Sair da versão mobile